Conhecendo a VTEX: saiba mais sobre a principal plataforma de e-commerce da América Latina

Na hora de criar um e-commerce, um dos maiores desafios é escolher a plataforma ideal. Em geral, as plataformas constituem um sistema único que disponibiliza uma série de funcionalidades como o cadastro de produtos, a integração dos meios de pagamento, a personalização da loja, criação de promoções e muito mais. Dentre as opções disponíveis no mercado, a plataforma VTEX se consolida como a maior e mais completa da América Latina, marcando presença em mais de 15 países.

Na hora de optar por uma plataforma de e-commerce, é essencial colocar na ponta do lápis o investimento a ser feito. Investir em um sistema muito completo no início da sua loja virtual oferece grandes facilidades, mas pode prejudicar a sua rentabilidade. Por isso, é indicado saber os prós e contras de cada plataforma e identificar em “qual momento” seu e-commerce está.

Se ainda não possui um negócio bem planejado e/ou consolidado, o ideal é iniciar o processo com uma plataforma básica, migrando para um sistema mais completo e flexível quando surgirem novas demandas na empresa.

Se já possui um negócio sólido ou um plano de negócio com investimento consistente, talvez o melhor caminho seja uma plataforma com mais robustez para te alavancar no comércio online.

Ainda não conhece a VTEX e quer saber mais sobre a plataforma? Nós da Quatro Digital separamos algumas informações importantes que vão te ajudar na hora de escolher a melhor solução para o seu e-commerce. Confira!

Migração de plataforma

Parece trabalhoso migrar da plataforma depois de implementar o seu e-commerce, mas há bons motivos para fazê-lo. Em geral, migrar de plataforma significa que sua empresa cresceu e passou a demandar de uma estrutura mais completa e robusta que comporte seu número de vendas, suporte o alto fluxo de acessos e proporcione uma experiência mais livre e flexível no quesito personalização. Ao investir na migração para VTEX você consegue um canal ainda mais rentável, cheio de funcionalidades e com o melhor custo-benefício.

Realizar a mudança de plataforma é um momento delicado que demanda atenção e expertise da equipe que irá auxiliá-lo no processo. Qualquer erro ou descuido pode impactar diretamente na sua relevância para o Google, além de fazer com que você perca conteúdos, leads e até mesmo páginas inteiras. Sendo assim, o primeiro passo – e talvez um dos mais fundamentais – é escolher uma agência de e-commerce bem preparada para realizar o processo. Com o seu time a postos, você está pronto para iniciar o processo de migração sem preocupações.

Cuidados durante a Migração de Plataforma

Identidade visual

Migrar de plataforma é um sinônimo de crescimento e expansão, sendo o melhor momento para você investir em transformações no seu e-commerce. Iniciar esse novo momento com uma mudança de estrutura e de identidade ajuda a mostrar aos seus consumidores que você está dando um novo passo para entregar ainda mais qualidade nos produtos e serviços oferecidos. O processo de migração costuma durar um período de 2 a 3 meses, sendo esse um bom período para investir também em um projeto de redesign do layout. Se você pretende dar início a um projeto de redesign, aproveite o momento da migração para realizá-lo, concluindo a transição com um sistema completo e pronto para vender online.

SEO

Um dos pontos a se observar durante a transição é tomar cuidado redobrado como o SEO. Nós sabemos bem que as ações que buscam melhorar os índices organicamente são como uma espécie de jardim, demandando tempo, cuidado e estabilidade para se tornarem eficazes. Assim como nos processos de replantagem, na migração de plataforma é preciso realizar uma série de medidas para garantir que seus números continuarão em crescimento.

Ao migrar de plataforma, lembre-se de investir no redirect 301 e na organização da sua árvore de categorias. O redirect 301 faz com que, após a migração, o Google saiba que todas as suas páginas antigas devem ser redirecionadas para as novas, levando o usuário até o lugar certo. Esquecer de fazê-lo, ou até mesmo não realizá-lo de forma correta, pode acabar levando seus clientes à páginas quebradas, aumentando as estatísticas de rejeição da sua loja virtual. Realizar a atualização da sua árvore de categorias é fundamental para manter o bom funcionamento da estratégia de SEO, garantindo que o Google e as demais ferramentas de busca possam encontrar informações no interior do seu site.

Agora que você já sabe os cuidados indispensáveis durante a migração de plataforma, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as vantagens e diferenciais da VTEX.

Veja também: Após migração de plataforma, Rika Comics aumenta 323% sua receita.

Por que escolher a VTEX?

É fácil ouvir falar sobre a VTEX, mas o que a faz realmente diferente das demais plataformas? Quais são suas vantagens? O que ela tem de diferente? Para ajudá-lo a entender quais são os benefícios de entrar para a comunidade VTEX, nós listamos alguns dos principais pontos que fazem da plataforma a melhor e maior da América Latina.

Você vai contar com o exclusivo sistema SmartCheckout®

O Smartcheckout é um sistema patenteado da VTEX responsável por possibilitar compras ainda mais práticas e dinâmicas para o cliente final. Nele, todo o processo ocorre em apenas uma página, onde o usuário precisa se cadastrar apenas uma vez, realizando um preenchimento simples de dados na primeira compra. Na segunda visita, basta informar o email para comprar, levando menos de 15 segundos e dispensando a utilização de senhas e cadastros adicionais.

Há integração com Marketplaces

Se o objetivo é aumentar sua capacidade de vendas e alcançar todas as possibilidades que ajudem a aumentar o faturamento, não há nada como integrar seu comércio eletrônico a um marketplace. Os marketplaces funcionam como uma espécie de shopping center online, reunindo diversas lojas em um único espaço. Com o VTEX Channel, uma espécie de mediador incorporado à sua plataforma, você pode selecionar os produtos que deseja vender no marketplace, aplicar os mesmos descontos praticados na loja, gerenciar campanhas e até mesmo configurar uma logística especial para as vendas feitas nessa central.

As compras são facilitadas pelo sistema One Click Buy

Um dos segredos atuais para ter sucesso com no e-commerce é investir na usabilidade do usuário. Isso porque, quanto mais fácil e rápido for para realizar a compra, melhor será a experiência e impressão sobre a loja virtual. A plataforma VTEX sai na frente ao possuir certificação PCI nativamente, possibilitando que todas as lojas VTEX possam armazenar dados de cartão de crédito para facilitar a recompra. Além de oferecer mais segurança para o comprador, essa funcionalidade ajuda a aumentar até 21% as vendas da loja virtual, segundo a própria VTEX.

A plataforma conta com CMS integrado

Com um CMS (Content Management System) exclusivo, a plataforma permite que você altere e teste seu layout e conteúdo sem restrições, crie testes A/B e customize todo o sistema como desejar, garantindo que você esteja sempre satisfeito com a sua loja virtual.

Você investirá no melhor custo-benefício do mercado

Com a VTEX você conta com diversas ferramentas e sistemas da própria plataforma, concentrado todo o investimento em um único local. Além das vantagens acima, a VTEX conta com plataforma Omnichannel, Cloud Software, VTEX Network e muitas outras vantagens para os diversos tipos de e-commerce. Além disso, análises auditadas pelo Google revelam que as empresas que passaram pela migração chegaram a registrar um aumento de 30% no tráfego orgânico, 54% na conversão, 25% na taxa de aprovação e 4% no ticket médio.

Contar com o sistema e suporte VTEX é uma excelente escolha para empresas de todos os portes. Está pronto para iniciar a migração ou quer saber um pouco mais? A Quatro Digital é uma das principais agências VTEX. Somos especialistas na plataforma, com mais de 8 países atendidos e cerca de 250 marcas atendidas. Entre em contato conosco para fazer uma nova escolha de sucesso!

Artigos Relacionados