Por quê o UX do eCommerce da Amazon é tão bom?

Não é incomum encontrar lojistas que sonham em ter um loja igual à Amazon. Mas por quê tantos querem se parecer com um ecommerce que nem entre os ditos especialistas entram em consenso sobre suas qualidades visuais?

Eu pessoalmente acho que a Americanas é uma Amazon brasileira e você pode se perguntar “como assim?”. Então, quem já foi em alguma das lojas Americanas sabe como parece caótica a organização do produtos, mas ao mesmo tempo é inegável a sensação que é uma loja que se encontra de tudo. Lá você vai encontrar desde alimentos, produtos de limpeza, brinquedos, produtos automotivos, tvs, celulares e mais um tanto de coisas que normalmente não encontraria em uma loja só.

Outro ponto que as duas tem de semelhante, claro vamos considerar aqui as diferenças de localidade e economia diferentes que as duas se encontram, mas simplificando são duas lojas que tem um grande foco no preço. Que no final das contas é o fator de maior importância na decisão de compra, claro se questões como seguranças e usabilidade tiverem atingido o nível mínimo esperado.

Veja também: 6 dicas como analisar a usabilidade da sua Loja Virtual.

Então, o que torna a Amazon tão diferente de todas a demais lojas? É bem simples e podemos resumir em uma só palavra que é “experiência”. Isso, porque todo o processo de compra desde de o momento que o cliente entra na página até o momento que ele recebe o produto é cuidadosamente pensado pela Amazon para entregar conforto, agilidade e segurança.

Um breve exemplo sobre a logística em São Paulo. Aqui temos uma grande disparidade em relação aos bairros em diversas questões, mas vamos nos atentar à segurança. Esse é um dos principais motivos que levam encomendas a chegarem em zonas periféricas com um grande atraso se comparado a outras regiões. Se você comprar um Kindle na Amazon, você pode ter certeza que seu produto será entregue no prazo que foi estipulado e esse prazo será muito parecido em todas as regiões de São Paulo.

Isso acontece, porque a Amazon envia seus produtos com a melhor opção possível de frete para a região onde ele foi comprado, mesmo que o Correios atendam seu endereço, pode ser que ele tenha algum tipo restrição com prazo de entrega estendido. Nesse caso, diferente de outras lojas que enviaram pelos Correios mesmo sabendo dessa restrição, a Amazon provavelmente vai enviar seu produto por alguma transportadora que não tenha problemas para atender seu endereço.

Mas com isso não quero dizer que o layout da Amazon seja necessariamente ruim, porque na verdade ele é bastante intuitivo e otimizado para a experiência de compra. Além disso ele consegue fazer algo que eu acredito ser essencial, que é passar a sensação que ali você vai encontrar qualquer coisa e isso te convida a ficar navegando entre as páginas para descobrir produtos que talvez você nem tenha premeditado a compra.  

Leia também: 7 Mitos sobre Experiência do Usuário para eCommerce

No momento que estou escrevendo esse texto a página principal da Amazon Brasil não tem nenhum valor à mostra em nenhum dos produtos. E por que a Amazon pode fazer algo assim? Simples,isso ocorre, porque a Amazon construiu uma imagem de ser uma empresa democrática quando o assunto é preço, ou seja, ou o produto vai estar mais barato ou ele vai estar somente um pouco mais caro devido a alguma promoção ou negociação que outro varejista tenha conseguido com o fornecedor, mas ainda que esteja um pouco mais caro.

Ela ainda tem a seu favor a experiência de compra Amazon que só eles oferecem. Isso pode até parecer pouco para alguns, mas só quem teve problemas com compras feitas em lojas virtuais, sabe o incômodo que é ter problemas na entrega de um produto ou mesmo na devolução do mesmo.

Espero que com esse breve texto eu tenha conseguido mostrar que parecer com a Amazon é um processo bem maior do que ter um layout igual o deles. Trata-se de criar toda uma experiência de compra que vai desde quando cliente entra no site até ele receber o produto e às vezes até mais do que isso.

Artigos Relacionados