No dia 25/11 ocorre a Black Friday 2016 no Brasil. O evento que tem arrecadado milhões de reais em compras online e físicas está ganhando cada vez mais espaço no varejo virtual. Este ano, a expectativa ainda é de crescimento, onde milhões de compradores irão aproveitar os descontos que já estão circulando! Pensando nisso, preparamos pra você lojista, 6 dicas de Black Friday para você preparar seu negócio e gerar muitas vendas.
Confira alguns dados da evolução da Black Friday (Fonte: Black Friday)
Para quem ainda está se preparando, aí vão algumas dicas…
6 dicas de Black Friday para o lojista se preparar
1. PREVINA RECLAMAÇÕES
Observe os dados de reclamações e devoluções e identifique os “pontos fracos” da sua loja na data. Os mais comuns são não cumprimento da entrega de frete, problemas de pagamento, sites instáveis e fraudes.
2. PREPARE SUA INFRA-ESTRUTURA
Entre em contato e verifique se todas as empresas com as quais você trabalha (plataformas, marketplaces, logística, adquirentes, etc…) estão alinhadas para a sua demanda. Fique atento à regras que devem ser obedecidas, especialmente junto aos marketplaces, para não sofrer punições ao aplicar sua estratégia.
3. ESTEJA PRONTO PARA O NATAL
Muitas pessoas estão comprando já para o Natal, por isso, fique atento à prazos de entrega e a prevenção de logística reversa. Confira seu estoque e observe a movimentação de anos anteriores. Identifique falhas no seu site que podem causar problemas nessa época de maior fluxo e use para traçar sua estratégia para o Natal.
4. FIQUE DE OLHO NOS SITES ESTRANGEIROS
Após muitos meses de dólar em alta, ele finalmente cai e um novo fator tem que ser considerado: os sites estrangeiros. A Black Friday é um evento mundial e dependendo do seu mercado, eles podem ser um fator que deve ser considerado na sua redução de preços.
Confira também: 5 Funcionalidades para e-commerce essenciais para uma Black Friday de sucesso
5. REVISE SEU RECLAME AQUI
Em 2015 houve uma queda de reclamações comparada ao ano anterior, isso significou o reconhecimento de que a data é uma boa oportunidade de fidelização de clientes: se ainda não possui, crie uma estratégia onde envio de ofertas e descontos, atendimento ao consumidor e até mesmo conteúdo direcionado ao seu cliente façam parte.
6. HORÁRIOS DE MAIOR FLUXO
Apesar de chamarmos “Black Friday”, o lojista deve estar com uma atenção maior durante a semana e especialmente um dia antes do evento. Os horários de maior pico de compras costumam ser entre às 11h e 14h e das 18h às 22h na sexta e na madrugada de quinta para sexta. Fique preparado para qualquer imprevisto.
Espero que estas dicas de Black Friday tenham dado ótimas ideias para seu negócio.
Prepare sua loja e boas vendas!
Veja o artigo original no Blog da Softvar.
Oi, tudo bem? Amei o post e achei d+ o seu blog!
Obrigada pela dica.
Jessica
Não é possível comentar.