Case: Redesign da loja virtual faz Abrakadabra faturar 157% a mais

case redesign abrakadabra

Sobre a Abrakadabra

A Abrakadabra é uma empresa paulista que nasceu em 2007. Seu objetivo era atender o mercado infantil e adulto, ajudando a transformar festas e brincadeiras em realidade.

Sua primeira loja física nasceu no bairro de Água Branca, na cidade de São Paulo.  Com o crescimento da marca, a empresa resolvendo expandir, atingindo a marca de quatro lojas em São Paulo, uma em Campinas e outra em João Pessoa.

Expansão para o Brasil com o e-Commerce

Desde 2011 a Abrakadabra opera com um canal de vendas online. O e-commerce foi um ótimo canal de expansão da marca. Com a loja online, a empresa pôde atender territórios no brasil inteiro, onde as lojas físicas não chegariam com a mesma velocidade. Também se tornou um ponto de venda aberto 24 horas, 7 dias por semana.

A Abrakadabra sempre acreditou no e-commerce para atrair novos clientes, tanto no físico quanto no online. Investiu por diversas vezes a fim de aprimorar experiência de compra,  taxa de conversão e vendas online.

Em 2015, com o crescimento do e-commerce, resolveram migrar para uma plataforma mais robusta. Buscavam funcionalidades, estabilidade e escalabilidade suficientes para alavancar  o crescimento e vendas da loja virtual.

Encontraram na plataforma VTEX estas qualidades e seguiram em frente para uma nova fase do e-commerce.

Em  2017 não foi diferente. Enxergando o crescimento constante de consumidores online que, impulsionados pela penetração de Smartphones no Brasil, decidiram investir em uma nova experiência  para o e-commerce.

Leia também: Porque uma loja física também deve vender pela internet

Redesign da Loja Virtual Utilizando o Conceito “Mobile First”

Em 2017, cerca de 60% dos acessos da Abrakadabra já eram provenientes de Smartphones. Acompanhando esta métrica e outras mais importantes do Analytics, notaram o aumento expressivo de usuários mobile que a loja obteve ao longo do ano.

A Quatro Digital foi escolhida como parceiro no desenvolvimento da nova interface e implementação do e-commerce.

A Quatro Digital entendeu as principais necessidades do e-commerce e direcionou o projeto utilizando os conceitos de mobile first. Foram aplicados diversos recursos de layout e usabilidade para garantir velocidade, facilidade e excelência de navegação.

O principal conceito quando falamos de mobile first, é pensar a loja virtual primordialmente para dispositivos móveis. Não somente em questões de layout, mas também em questões de tecnologia e usabilidade.

Tamanho da tela, áreas mais comuns de toque e aparelhos mais utilizados pelo mercado consumidor são levados em consideração como base para as decisões de design e implantação do projeto.

“A Quatro é uma agência diferente das outras. Já tive experiência com outras, e o atendimento, entrega e prazos são devidamente cumpridos! Além do excelente conhecimento sobre a plataforma. Com certeza voltaremos a trabalhar juntos novamente!”

Erik – Gerente de e-Commerce da Abrakadabra

Visão Geral dos Resultados

antes e depois redesign abrakadabra
Já nos primeiro mês foi possível notar resultados extraordinariamente positivos.  Veja abaixo:

  • Aumento da taxa de conversão: 30%
  • Aumento no faturamento: 157%

Isolando os resultados do mobile

Através do Google Analytics, conseguimos acompanhar a efetividade do novo design aplicado.  Isolamos os resultados de acessos mobile e vimos que a mudança trouxe resultados positivos para o mercado consumidor que acessa por Smartphones.  Veja abaixo:

  • Aumento no número de acessos: 81%
  • Taxa de conversão: 69%
  • Faturamento: 208%

“Estamos muito contentes com os resultados! Somos uma empresa focada em experiência de compra online. Estarmos atentos as tendência e novidades do mercado de usabilidade e e-commerce, ter visão e excelência em nossas projetos nos permite angariar resultados como este.”

Guilherme Guatan – Diretor de Criação da Quatro Digital

Artigos Relacionados