Auteco e Quatro Digital: conheça o sucesso da nossa parceria com a empresa colombiana

A Auteco é a principal distribuidora de motocicletas da Colômbia e, depois de mais de 70 anos trabalhando nesse setor, a empresa deu um grande passo em direção à transformação digital, desenvolvendo o canal online de vendas para comercializar motos pela internet. Em um projeto desafiador e ousado, a Auteco uniu forças com a Quatro Digital para desenvolver e implementar o negócio online e com a VTEX para ser a plataforma, com um projeto pioneiro: vender motos realizando o processo completo pela internet e não apenas inserir anúncios.

Abaixo você acompanha alguns detalhes a respeito dessa parceria!

Os primeiros contatos

Tudo começou na edição 2018 do VTEX DAY, quando a Diretora Comercial da Quatro Digital, Verônica Santos, foi procurada pelo time da Auteco que estava presente no evento junto com a delegação da América Latina, que trazia uma série de agências e profissionais de e-commerce de outros países.

“A primeira reunião ocorreu no dia seguinte do evento, quando unimos nossos times e, durante duas horas, apresentamos nossos cases e as soluções que a nossa empresa poderia oferecer. Nessa oportunidade, trocamos ideias, alinhamos possíveis processos e demonstramos todo o nosso potencial, dando início à proposta para a Auteco.” diz Verônica Santos.

Assinatura de contrato e início dos trabalhos

Foram 13 reuniões até que a Quatro fosse escolhida para criar a loja virtual da Auteco. Ao longo desse tempo, todos os recursos e ideias foram debatidos. “Primeiro vi um time muito empenhado em levar para sua empresa inovações e tecnologia que fizessem a diferença. Vi muito profissionalismo e, principalmente, muito respeito para ouvir propostas.”, conta Verônica.

Depois, a Quatro contatou a Simplie para dar o suporte local por meio de uma co-gestão de projeto, já que a empresa possui escritório na Colômbia e é uma parceira de longa data. Contrato assinado e parceria fechada, iniciamos nosso projeto. Durante as primeiras semanas, Verônica se encarregou de buscar fornecedores que pudessem contribuir para o projeto, de falar com ferramentas e de ajudar no processo de contratação de um sistema integrador, mostrando a proatividade e parceria que são marcas registradas da Quatro Digital.

Assim, a criação do layout foi iniciada imediatamente e a aprovação da primeira versão ocorreu com apenas alguns ajustes, nos mantendo dentro da métrica de 98% de nossos layouts aprovados na primeira versão.

O Go Live ocorreu apenas três meses depois da assinatura do contrato. Com reunião de Kick-Off e reuniões de alinhamento sendo realizadas semanalmente, foi natural chegar a um resultado completamente satisfatório.

Resultados do projeto

Verônica explica que o time da Auteco foi extremamente profissional e ágil: “tiraram fotos, fizeram descrições amigáveis e disponibilizaram um mix de 4 mil itens que deve chegar a 70 mil em breve”. Com tanto material, a Quatro conseguiu absorver tudo o que foi necessário para entender o foco da empresa e toda a parte de inovação do e-commerce cujo o objetivo é vender motocicletas online, entregando como experiência todo o processo de escolha dos clientes entre os vários estilos até a finalização da compra no carrinho.  

Entendemos o desafio da Auteco em vender motos pela internet e ganhar a confiança do comprador, que irá adquirir um produto de alto valor sem a possibilidade de ver ao vivo ou realizar um test drive. Para enfrentá-lo, a Quatro trabalhou para construir um processo claro, rápido e fácil para tornas as vendas mais intuitivas e confortáveis para o cliente final.

Algumas funções implementadas no site da Auteco que facilitam esse processo são:

  • Compra Guiada para achar a sua moto ideal com perguntas divididas em passos, que ao final sugere a moto;
  • Versão responsiva com navegação mobile em estilo de App, aumentando usabilidade da loja ;
  • Encontre os pontos de venda e as oficinas mecânicas, apresentando todo o tamanho e ajuda que a Auteco poderá dar para seu cliente;
  • Fazer uma reserva da moto, comprar ou pedir um contato de um assessor em única página;
  • Comparar produtos com novo comportamento apresentado em pop-up e um visual amigável para o usuário
  • Cores dos capacetes e motos direto na vitrine, mostrando antecipadamente para o cliente todas as opções que ele irá encontrar na próxima página;
  • E mais 40 funcionalidades diferentes para facilitar a localização de produtos e sua compra.

Com o projeto inicial finalizado, novas etapas  continuam presentes para entender necessidades e propor soluções que os levem a melhores resultados.

Primeiros resultados

Com apenas um mês de operação já foram vendidas diversas motos online e mais de 100 acessórios. São mais de 4 mil itens disponíveis, mas em breve esse número subirá para 70 mil. Ao todo, são 250 lojas físicas e inúmeros representantes.

Atualmente, o projeto está na sua segunda fase e as expectativas são muitas. “A Auteco é arrojada e sabe aonde quer chegar. Seu CEO falou oficialmente que deseja ser a primeira companhia a vender mil motos pela internet! Estamos orgulhosos em contribuir com este objetivo”, finaliza Verônica.

Esse é apenas um dos nossos cases que demonstram nossa preocupação diária em entregar resultados que atendam as expectativas de nossos clientes, fazendo com que seus planos de negócio possam ser expandidos com sites pensados sob medida para a empresa e para o consumidor. Agora que você já conhece uma das nossas histórias de parcerias bem sucedidas, que tal começar a sua com a gente? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo.

Compartilhe!

Artigos Relacionados